Resumo Cordel Encantado – Segunda-feira, 15/04

Petrus confirma com Efigênia a ascendência de Jesuíno. Batoré exige que Patácio assuma a paternidade de Nidinho. Timóteo descobre que Açucena está voltando para Brogodó. Timóteo comenta com Nicolau e Baldini que tomará o poder novamente para acabar com Jesuíno. Florinda diz a Petrus que ele precisa esquecer o que aconteceu entre eles. Batoré estipula um prazo para que Patácio conte a Nidinho que é seu pai.

Dora pensa em Felipe. Bartira e Farid reatam. Téinha descobre que Quiquiqui mentiu sobre os versos de cordel e termina o namoro. Os atores da Capital chegam com Penélope de carro e são abordados pelos cangaceiros. Cícero sente ciúmes de Rosa. Úrsula foge do acampamento e deixa um bilhete para Herculano. Efigênia conta para Augusto que Jesuíno é descendente de Serafim D’Ávila. Felipe e Dora se beijam. Timóteo vê Açucena e Jesuíno chegarem à Vila da Cruz.

Resumo Cordel Encantado – Terça-feira, 16/04

Timóteo planeja recapturar Açucena. Herculano procura Úrsula. Augusto aceita que Açucena e Jesuíno se casem. Zenóbio decide viajar e Florinda fica angustiada. Penélope diz a Bel que ele pode virar um artista de cinema. Antônia e Inácio avisam a Miguézim sobre o plano de Jesuíno contra Timóteo. Tomás diz que escolherá uma moça da cidade para contracenar com Silvério em seu novo filme. Úrsula é picada por uma cobra. Timóteo invade a casa de Euzébio e descobre que foi enganado por Jesuíno. Herculano encontra a duquesa e a leva para seu acampamento. Jesuíno se surpreende quando Augusto avisa que ele será o rei de Seráfia. Timóteo decide oferecer uma recompensa para quem capturar Jesuíno.

Augusto se decepciona quando Jesuíno se recusa a ser rei de Seráfia. Damião destrata Galego, que é amparado por Amália. Cícero vai atrás de Rosa depois de conversar com Herculano. Vicentina se interessa por Farid. Zenóbio diz a Petrus que vai viajar para que Florinda decida o que sente pelo duque. Um dos homens de Timóteo segue Jesuíno até o acampamento de Herculano. Vicentina vai à casa de Bartira para falar com Farid. Ternurinha ouve Patácio contar para Nidinho que é seu pai. Antônia e Inácio decidem ficar juntos. Felipe decide mostrar a Dora que pode conquistá-la.

Resumo Cordel Encantado – Quarta-feira, 17/04

Timóteo ordena que Zóio-Furado prepare seus capangas para capturar Jesuíno no acampamento de Herculano. Dora fica confusa quanto a seus sentimentos por Felipe. Herculano decide levantar acampamento. Nidinho se entristece por Patácio não aceitá-lo como filho e Batoré o conforta. Açucena tem um pesadelo com Timóteo e acorda assustada. Inácio pede para Miguézim abençoar sua união com Antônia. Úrsula pede que Timóteo a leve para sua fazenda. Zenóbio vai embora e Florinda ordena que Petrus saia de sua casa. Jesuíno manda dizer a Augusto que aceita ser o rei de Seráfia.

Resumo Cordel Encantado – Quinta-feira, 18/04

Batoré diz a Antônia que vai pedir a anulação de seu casamento. Dora afirma a Felipe que não o ama. Bartira proíbe Farid de se encontrar com Vicentina. Porém, ela arma um encontro com o barbeiro e o agarra. Patácio avisa às moças da cidade sobre o concurso para escolher uma nova atriz para o filme da capital. Nicolau planeja roubar o tesouro de Timóteo com ajuda de Baldini e Úrsula. Açucena se despede dos pais e de Miguézim.

Confusa, Dora pede que Felipe fique com ela . Raimundo avisa a Miguézim que foi obrigado a contar onde o tesouro de Seráfia estava escondido. Batoré confessa a Nidinho que está gostando de Helena. Jesuíno se despede de Herculano e Cândida tem um mau pressentimento. Florinda pede para Petrus ficar. Miguézim avisa a Açucena e Augusto que o tesouro foi roubado.

Resumo Cordel Encantado – Sexta-feira, 19/04

Augusto garante que vai recuperar o tesouro. Florinda e Petrus avistam Timóteo, Zóio-Furado e Isaías saindo da selaria apressados. Batoré diz a Helena que ajudará as filhas da mulher que ele atropelou na estrada. Felipe pensa em se casar com Dora. Zóio-Furado consegue prender Jesuíno.

Timóteo manda Zóio-Furando prender Jesuíno e esconde o tesouro em seu quarto. A disputa pelo papel de atriz para o filme fica empatada entre Téinha e Lilica. Timóteo flagra Úrsula, Baldini e Nicolau em seu quarto e manda prendê-los. Zóio-Furado ameaça prender Lilica se ela pensar em pedir sua parte no tesouro. Herculano chega à Vila da Cruz e promete libertar Jesuíno.

Trama da Novela

A história da novela começa quando o casal real de Seráfia do Norte – Augusto e Cristina -, vem para o Brasil com sua bebê Aurora, em busca de um tesouro que diz estar escondido. Porém Cristina e Aurora sofrem uma emboscada pela Duquesa Úrsula de Bragança, que quer o lugar da rainha.

Antes de Cristina morrer, ela entrega a criança para um casal de lavradores, que batizam a criança de Açucena. Assim, o rei volta para Seráfia crendo que sua mulher e filha foram mortas.

Nesse mesmo contexto, Herculano – o cangaceiro mais conhecido do nordeste -, deixa sua mulher Benvinda com seu filho, Jesuína sozinhos e promete voltar para levar o garoto para a vida do cangaço.

Após vinte anos, o rei Augusto descobre rumores de que sua filha pode estar viva no Brasil, assim como Herculano, que decide voltar para ter um sucessor no cangaço. Isso tudo pode colocar em risco o amor de Açucena e Jesuíno, além de virar a pequena cidade de Brogodó de ponta cabeça.

Elenco

Resumo da Novela Cordel Encantado - 21/01 a 25/01

O elenco da novela conta com grandes nomes da rede Globo, como é o caso de Cauã Reymond, Bruno Gagliasso, Nathalia Dill, Débora Bloch e muito mais. É possível identificar nomes mais antigos que já são “figurinha carimbada” da rede Globo, além de outros nomes que na época, foram considerados novos e hoje já são conhecidos, como é o caso da mocinha, interpretada por Bianca Bin.

A novela foi ao ar em 2011 no horário das 18h, substituindo Araguaia e sendo posteriormente substituída por A Vida da Gente. Foi considerada um sucesso e encantou muitas pessoas pela sua temática Europa VS interior do nordeste brasileiro, ainda mais com o destaque da história dos cangaceiros.

Bianca Bin – Açucena

Resumo da Novela Cordel Encantado - 21/01 a 25/01

A mocinha da novela, ela é criada por lavradores da cidade de Brogodó, porém o que não faz ideia é que na verdade é a princesa Aurora, filha do Rei Augusto. É namorada de Jesuíno e terá várias dificuldades nesse romance.

Cauã Reymond – Jesuíno

Resumo da Novela Cordel Encantado - 21/01 a 25/01

Filho de Benvinda, o garoto mal sabe que é filho de Herculano, um dos cangaceiros mais temidos de todo o nordeste brasileiro. Ele e Açucena são o casal principal da trama, tendo que enfrentar todos os fantasmas do passado para que essa união possa dar certo.

Domingos Montagner – Herculano

Resumo da Novela Cordel Encantado - 21/01 a 25/01

O cangaceiro mais temido pela cidade de Brogodó, ele deixa Benvinda e Jesuíno por temer a segurança dos dois, porém promete voltar para que seu filho tome seu lugar no cangaço. É quando 20 anos depois ele volta, virando a pequena cidade de ponta cabeça.

Carmo Dalla Vecchia – Rei Augusto

Resumo da Novela Cordel Encantado - 21/01 a 25/01

Rei de Seráfia do Norte, ele e Cristina tem Aurora como filha, porém depois de uma enrascada no nordeste brasileiro, ele acredita ter perdido não somente a mulher, mas também sua filha. Ele vive anos arrasado com essa possibilidade, quando descobre que sua filha pode estar viva, voltando assim para o Brasil.

Bruno Gagliasso – Timóteo Cabral

Resumo da Novela Cordel Encantado - 21/01 a 25/01

O vilão da cidade de Brogodó, ele é dono da fazenda em que Jesuína mora, sendo apaixonado por Açucena. Ele é capaz de fazer quase tudo para interferir no romance desses dois.

Nathalia Dill – Doralice

Resumo da Novela Cordel Encantado - 21/01 a 25/01

Também apaixonada por Jesuíno, a garota se formou em direito e voltou para a pequena cidade, querendo mostrar para as outras garotas que podem ir além de serem donas de casa. Ela se veste de homem para entrar na cavalaria, assim ficando do lado de seu amado.

Outros nomes famosos que também estão presentes na novela, são:

  • Jayme Matarazzo – Príncipe Felipe;
  • Osmar Prado – Delegado Batoré;
  • Luiz Fernando Guimarães – Nicolau;
  • Débora Bloch – Duquesa Úrsula de Bragança;
  • Heloísa Perissé – Neusa.

Trilha Sonora Cordel Encantado

A trilha sonora foi diferente em sua época, isso porque entre todas as suas 16 músicas, 13 delas são exclusivamente de cantores nordestinos, isso porque o contexto e enredo da novela se passa no nordeste também.

Algumas das músicas você pode acompanhar abaixo:

Tema de abertura Cordel Encantado

O tema de abertura da novela é a música “Minha Princesa Cordel”, de um dos maiores cantores brasileiros, Gilberto Gil com Roberta Sá. A canção foi composta exclusivamente para a novela, assim como toda a arte de entrada, que mostra a temática de início da novela.

Você pode reviver a abertura no link abaixo:

Autoras

A novela foi escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes, com a co-autoria de Thereza Falcão, além da colaboração de Júlio Fischer, Manuela Dias e Daisy Chaves. A novela tem direção de Amora Mautner, Gustavo Fernandez, Natália Grimberg e Thiago Teitelroit.