Resumo novela Segundo Sol – Segunda-feira, 15/10

Laureta pede que Robinho confirme se Luzia está escondida no terreiro de Groa. Ionan anuncia que pediu Maura em namoro, e Dodô e Naná protestam. Rosa confessa a Maura que se vendeu a Laureta e Karola, e a policial repreende a irmã. Ícaro e Manu contam a Cacau que Valentim é o filho de Luzia e Beto. Roberval questiona Severo sobre sua relação com Laureta. Karen consegue um emprego, e Rochelle e Edgar comemoram.
Rosa extorque Laureta, que desconfia da atitude da menina. Valentim e Karola se divertem em sua viagem. Conduzida por Groa, Luzia faz rituais espirituais. Ícaro revela a Luzia que Valentim é seu filho com Beto. Robinho alerta Laureta sobre a presença de Luzia no terreiro. Laureta denuncia o paradeiro de Luzia para Viana. Ícaro desconfia ao ver Robinho no terreiro. Viana confronta Groa

Resumo novela Segundo Sol – Terça-feira, 16/10

Viana invade o terreiro de Groa, mas não encontra Luzia. Ícaro e Manu abrigam Luzia no casarão. Laureta tem um mau pressentimento, e Tomé a apoia. Ionan comenta com Suely que deseja provar que Viana é corrupto. Rosa conta a Ionan o que sabe sobre a relação de Viana e Laureta. Luzia revela a Beto que Valentim é filho dos dois, e o cantor se desespera com os crimes de Karola. Valentim pede para voltar a Salvador. Cacau e Nice testam a reinauguração do restaurante. Agenor implora a Nice por comida.
Karen e Edgar se emocionam com a luta de Rochelle por sua recuperação. Roberval descobre que Severo foi amante de Laureta e amigo de Viana. Rosa pede para contar a verdade a Valentim sobre sua origem, e Luzia aceita dar uma nova chance à menina. Ionan investiga Viana e denuncia a Nolasco a participação do delegado no esquema de drogas de Laureta. Viana é preso. Rosa afirma a Valentim que ele é filho de Luzia.

Resumo Novela Segundo Sol – Quarta-feira, 17/10

Valentim se desespera com as revelações de Rosa. Beto confronta Karola, que acaba fugindo. Valentim sofre, e Beto o ampara. Karola vaga pelas ruas, desorientada com a possibilidade de perder Valentim. Laureta descobre sobre a prisão de Viana e castiga Ariadna. Robinho resgata Karola e a leva até Laureta.
Karola se surpreende com a frieza de Laureta. Beto revela toda a história de Valentim para a família, que incentiva o menino a encontrar Luzia. Valentim defende Karola da família. Beto chega ao casarão para falar com Luzia, que pergunta por Valentim.

Resumo Novela Segundo Sol – Quinta-feira 18/10

Beto explica a Luzia que Valentim está abalado e não quis lhe encontrar. Vicente corteja Nice, e Cacau os incentiva. Rosa desabafa com Maura, que apoia a irmã. Luzia afirma a Ícaro e Manu que é grata a Rosa por ter revelado a verdade sobre Valentim. Roberval investiga o passado de Severo com Laureta. Zefa confronta Severo, e Edgar ouve. Karen sugere que Rochelle divulgue sobre sua doença em seu blog.
Cacau e Roberval se beijam. Naná questiona a idoneidade de Luzia, e Beto se incomoda. Karola deixa a casa de Laureta. Valentim e Beto procuram por Karola. Luzia diz a Beto que compreende a dor de Valentim. Karola encontra Valentim.

Resumo Novela Segundo Sol – Sexta-feira, 19/10

Karola implora o perdão de Valentim, que expulsa a mãe de sua casa. Beto e a família Falcão amparam Valentim. Karola vaga pelas ruas e acaba se embriagando junto a pessoas em situação de rua, observada por Robinho. Laureta tenta resgatar Karola das ruas, mas ela consegue fugir. Maura desabafa com Rosa sobre seus sentimentos por Ionan e Selma. Vicente convida Nice para sair, e os dois são interrompidos por Agenor.
Roberval confessa sua admiração por Rochelle. Edgar diz a Roberval que aprendeu a dar valor a sua família. A pedido de Laureta, Katiandrea sonda Rosa sobre Ícaro. Karola pede abrigo a Irmã Felipa. Valentim decide ir ao encontro de Luzia.

Resumo novela Segundo Sol – Sábado – 20/10

Luzia conversa com Valentim, que se emociona nos braços da mãe biológica. Beto pede o apoio de Ícaro e Manu para Valentim. Karola pede ajuda para encontrar sua mãe, e Irmã Felipa sugere que ela faça um retiro espiritual. Luzia e Beto fazem um jantar para Valentim, Ícaro e Manu no casarão, e Meire os observa. Maura fica constrangida na casa de Ionan. Ícaro visita Rosa, e os dois acabam se amando. Naná e Dodô questionam Maura sobre sua relação com Ionan. Laureta flagra Tomé com Ariadna e expulsa a moça de sua casa.
Meire comenta com Renatinha e Ludi que teme a presença de Luzia no casarão. Laureta invade o casarão à procura de Ícaro e desconfia de que Luzia esteja escondida no local. Laureta aborda Meire. Com a ajuda de Irmã Felipa, Laureta resgata Karola do orfanato. Laureta afirma a Karola que descobriu o paradeiro de Luzia. Durante sua fuga com Beto, Luzia avista Remy.

Sinopse da novela

O enredo se passa na Bahia, contemporânea entre Salvador e a fictícia Boiporã. O tema principal da novela é a segunda chance na vida das pessoas, o que irá unir várias tramas familiares, uma antecipação do roteirista Emanuel Carneiro em entrevista ao jornal O Globo.

O enredo terá várias tramas familiares e irá contar com várias reviravoltas devido ao perfil determinado dos personagens – que não esperam o destino dizer o que vai ser de suas vidas. O tema principal será a segunda chance na vida das pessoas.

O começo da novela se iniciará em 1999, quando o cantor de axé Beto Falcão está falindo em sua carreira e não vê formas de prosperar novamente. Um acidente aéreo acontece e ele sobrevive, mas as notícias o dão como morto e ele prefere fingir que realmente morreu para lucrar com  a comoção de sua morte.

Para manter a farsa de sua falsa  morte, Beto se isola em Boiporã. Lá, conhece Luzia (Giovanna Antonelli) e se apaixona e tem um filho.  Enquanto ele se envolve com a menina, a ex-namorada do cantor, Karola (Debora Secco), da um golpe que faz Luzia ser incriminada pela morte do ex-marido. Luzia consegue fugir da prisão e escapa com o filho com a ajuda de seu amigo Groa (André Dias) para a Europa de forma clandestina.

Depois de se passar 20 anos ela volta ao Brasil com uma identidade completamente nova: a famosa Dj Ariella e com a vontade de ressocializar com a família que havia deixado. Quando ela volta para o seu país de origem seu irmão está casado com Karola.

Em depoimento, Giovanna Antonelli diz que o mais bonito da trajetória do personagem é que ela consegue reconstruir seus pedaços e se transformar com muita garra, mesmo com todas as dificuldades que enfrenta.

Karola será uma das personagens principais da novela. No enredo ela é colocada como amante do cunhado, com quem mantém uma relação dúbia com a ajuda de Laureta (Adriana Esteves). A relação das duas mulheres é um dos grandes mistérios da novela e, embora ainda não revelado, há chances de que as duas tenham até tido um caso no passado.

Enquanto isso, Loreta desempenha a figura de uma mulher influente em Salvador e, da mesma forma com que conquistou sucesso com o personagem Carminha da Avenida Brasil, irá bancar o papel de vilã com uma agência de meninos e meninas que fazem programas sexuais de luxo.

Quem começar a assistir a novela não vai ser somente surpreendido com as reviravoltas (que prometem ser várias), mas também com a excelente direção artística que prometerá captação de imagens bonitas da Bahia atual. A ideia da novela é tentar extrair o máximo das características do estado e das culturas do povo.

Elenco Segundo Sol

A nova novela das nove conta com um elenco de atores renomados no campo artístico e já reconhecidos pelas novelas da Globo. São eles:

segundo sol novela

Emílio Dantas como Beto Falcão

Emílio Dantas fará o papel de um ídolo do axé que perde a fama e, após um acidente de avião é dado como morto. Ele prefere manter a farsa para ajudar a situação econômica da família.

Giovanna Antonelli como Luzia Batista

Luzia batista é uma marisqueira com dois filhos que se apaixona e engravida de Beto (sob a personalidade de Miguel). Depois de cair num golpe ela é obrigada a deixar o Brasil e se refugiar na Europa. Cerca de 20 anos depois ela volta com uma identidade completamente diferente: ela se torna famosa como a Dj Ariella.

Adriana Esteves (Laureta Botini)

Adriana Esteves, depois de ter feito sucesso com seu papel de vilã como Carminha em Avenida Brasil, será agora promoter de eventos em Salvador. Ela usa a profissão para liderar clandestinamente uma agência de garotos e garotas para programas de luxo para clientes diversos – principalmente empresários e bandidos.

Fabrício Boliveira – Roberval

Roberval é filho de Zefa. Ele foi criado pelos patrões de sua mãe, mas antes de morrer, sua mãe revela que na verdade ele é filho de Severo. O empresário nega o filho e mesmo depois de ter sido humilhado pelo verdadeiro pai, continua trabalhando na casa por conta da paixão secreta que guarda pela Cozinheira Cacau (Fabíula Nascimento). Vla

Vladimir Brichta  – Remy Falcão

Remy é o irmão e Beto e gosta de colocar o bedelho nos assuntos do cantor. Ele foi um dos responsáveis por fazer com que o irmão entrasse numa crise financeira.

Deborah Secco – Karola

Deborah Secco é gananciosa e enxerga no escândalo da morte do namorado uma oportunidade de enriquecer com golpes. Ela arma tudo para separar Beto de Luzia e roubar o filho dela com o cantor por meio de uma gravidez forjada. Nessa ela fica com bastante do que sobrou para o ex-cantor de sucesso.

Fabíula Nascimento – Cacau

Irmã de Luzia, ela deixa Boiporã para tentar a sorte na capital. Ela teve dificuldades para encontrar emprego, portanto,vai trabalhar de cozinheira na casa da família Athayde. Por conta da convivência diária acaba se apaixonando pelo patrão, Edgar.

Também participam da novela os seguintes atores:

  • Danilo Mesquita – Valentim
  • Letícia Colin – Rosa
  • Ícaro – Chay Suede
  • José Abreu – Dodô
  • Nana – Arlete Salles
  • Cássia Kis – Claudine
  •  Caco Ciocler – Edgar
  • Giovanna Lancellotti – Rochelle

Trilha Sonora

A trilha sonora de Segundo Sol irá homenagear o Axé, um gênero que fará referência ao personagem principal da novela – Beto Falcão.

As músicas prometerão explorar músicas bastante nostálgicas, principalmente dos anos 1980 a 1990. Algumas regravações serão incluídas, principalmente as internacionais.

Escute abaixo a trilha sonora completa de Segundo Sol:

A lista das músicas que farão parte da novela é:

  • O Mais belo dos belos – Alcione
  • O canto da Cidade – Daniela Mercuri
  • Swing All the Colors – Konko
  • Axé Pelô – Emílio Dantas
  • Me abraça – Anavitória
  • Mal Acostumada – Simone e Simaria
  • Vem meu amor – Wesley Safadão
  • Milla – Netinho
  • Por Amor – Zé Maria
  • Beija Flor – Johnny Hooker
  • Baianidade Nagô – Maria Gadú
  • Beleza Pura – Dream Team do Passarinho
  • Beleza Rara – Thiaguinho
  • Um canto de afoxé para o Bloco – Caetano Veloso
  • O que seria – Carlinhos Brown
  • Dueto – Chico Buarque
  • Aquela Frevo Axé – Gal Costa
  • Você Passa eu Acho Graça – Laila Garin
  • Então Vai – Pabllo Vittar
  • Ginga – IZA
  • Mulher Gato – Wanessa
  • Carnaval – Claudia Leitte
  • Patrícia Audi – Patrícia Audi
  • Cozido da Patroa – Solange Almeida
  • Apelido Carinho – Gusttavo Lima
  • Rapariga Não – João Neto
  • Say Something – Justin Timberlake
  • Wild Hearts Cant Be Broken – P!nk
  • The Sky is a neighborhood – Foo Fighters
  • No Roots – Alice Merton
  • Matter of Time – Sharon Jones
  • Never Be the Same – Camila Cabello
  • Perfec Duet – Ed Sheeran
  • Remind Me to Forget – Kygo
  • Lights Down Low – MAX
  • Beautiful Lie – Republica
  • Tá Amarrado – OQuadro
  • Faraó – Mrgareth
  • Quixabeira – Cheiro de Amor

Tema de abertura Segundo Sol

A trilha sonora da novela das noves é Segundo Sol, uma letra escrita pelo compositor Nando Reis, mas que fez fama na voz de Cássia Eller. Na abertura, no entanto, ela é regravada com um ritmo de Axé para combinar com o tom da novela, que se trata sobre um ex-cantor de Axé e se passa na Bahia Contemporânea.

Quem faz a regravação é a banda Baiana System, composto pelos integrantes Filiope Cartaxo, Roberto Barreto, Russo Passapusso e SekoBass. Não é a primeira vez que a música é usada em novelas, a primeira vez aconteceu em “Tempos Modernos” (2010).

Autor

A novela Segundo Sol é escrita por João Emanuel Carneiro, o qual escreveu os roteiros de outras novelas da Glovo como Desejos de Mulher, Da Cor do Pecado, Cobras e Lagartos, A favorita, Cama de Gato, a famosíssima Avenida Brasil e Regra do Jogo. Agora ele encara em uma missão com desafio de uma trama bem emocional e sensível aos temas familiares.

A direção artística será de Dennis Carvalho, o qual tem um extenso trabalho noveleiro e a direção geral de Maria de Médicis.